Cadeia de suprimento: o que é? | Supply Chain

14/09/2017

Supply chain é uma expressão inglesa que significa "cadeia de suprimentos" ou "cadeia logística", na tradução para o português. 

Consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

O supply chain é constituído por vários integrantes, que atuam em diferentes etapas durante o processo, como: fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores. 

A partir de uma boa gestão da cadeia de suprimentos, resultados positivos são esperados tanto para os negócios como para a satisfação dos clientes. 

Suppy Chain Management (SCM)

O supply chain management ("gestão da cadeia de suprimentos", na tradução) é o modelo de gerenciamento estratégico aplicado na "logística integrada".

No entanto, vale ressaltar que o supply chain é uma evolução da chamada Logística Integrada. Enquanto esta agia a partir de uma unificação interna, o supply chain management parte de uma integração externa, ou seja, dos fornecedores da matéria-prima até o cliente final.

A sua principal função é justamente garantir a integração eficaz de todos os membros e processos da cadeia de suprimentos.

Como resposta ao atual mercado competitivo, outro ponto de extrema importância do supply chain management é o desenvolvimento de um bom fluxo de informação sobre o produto, as suas matérias-primas, os fabricantes, distribuidores e etc.

Atualmente, existem softwares e sistemas informáticos que ajudam a manter a organização do SCM, dando suporte nos diversos aspectos inerentes ao processo de produção e distribuição dos produtos.

A redução dos custos do produto, o aumento dos lucros, a melhoria no relacionamento entre fornecedores e clientes, entre outras qualidades são consequências diretas ou indiretas de uma boa gestão de supply chain.